terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Questões de retórica


Acontecimento 1:


Il Cavalieri Silvio Berlusconi, qual cãozinho atrás de um frisbee, tenta apanhar uma réplica do Duomo de Milão com a boca e acaba sem dois dentes.

1ª Questão: Mas é preciso vir um perturbado mental fazer o trabalho que tanta gente lúcida quer concretizar há tanto tempo mas nunca teve coragem, ou será que este senhor Tartaglia é afinal o mais são de todos?

2ª Questão: Não arranjamos cá nós nenhum Tartaglia que espete com um Veleiro típico do Maranhão nas ventas do Alberto João?


Acontecimento 2:


Lindsay Lohan encontra-se na Índia a participar num documentário da BBC sobre o tráfico infantil neste país. No seu primeiro dia anuncia no Twitter que já salvou 40 crianças. As autoridades locais desmentem prontamente referindo que quando ocorreu o resgate das crianças a actriz ainda não se encontrava sequer no país.

1ª Questão: Será que o conceito "salvar" da insipiente Lindsay se aproxima do de Ghandi, no sentido em que se despe de todas as camadas do supérfluo e se sacrifica a si mesma como forma de protesto e demonstração de humildade, mostrando-se não apenas solidária mas actuando como referência para estes, partilhando o seu peso e procurando chamar a atenção do mundo para a sua causa... ou ofereceu um par de Nikes aos meninos e umas echarpes da sua linha de roupa às meninas, porque afinal de contas, mesmo na lama devemos estar no nosso "melhor"?

2a Questão: Mas que moda agora é esta destas figurinhas do showbizz acorrerem ao mundo mais recôndito num frenesi, cada um em busca do seu pobrezinho mais pobrezinho, da sua criancinha mais fragilzinha, publicitando a sua "humanidade" como se desfilassem num tapete vermelho à espera para ver qual a bondadezinha mais elogiada?


Acontecimento 3:



Pinto da Costa é ilibado no caso Apito-Dourado.

1ª Questão: Quando alguém assalta e o vídeo que o comprova é considerado prova não válida, quando alguém ameaça e a cassete que o registou é considerada prova não válida, quando alguém mata e o corpo do assassinado é considerado prova não válida... o que é que há para julgar?

2ª Questão: Só não há fumo sem fogo quando o que arde são as pequenas folhas secas no chão?

Sem comentários: